Vírus no AutoCAD: O perigo ainda está à solta!

Antivirus-Protection

Uma das maiores preocupações de qualquer profissional que trabalha usando computadores é a segurança dos seus dados.

Todos os dias somos atacados por uma infinidade de vírus e se não fossem os anti-vírus, estaríamos em apuros!

Não é de hoje que os hackers começaram a usar os arquivos Lisp para espalhar suas “pragas”, isso já vem acontecendo há alguns anos, desde 2005 quando surgiu o primeiro vírus que atacava o AutoCAD, saiba mais sobre esse vírus no Blog do Shaan.

O tempo passou, soluções foram encontradas (ainda bem!!!), mas os hackers não desistem e sempre estão à espreita dos desavisados.

Pois bem, eles voltaram….

computer-security-malware

No final do ano passado, a Olhar Digital e o IFS postaram sobre isso:

“Os especialistas em segurança da Trend Micro detectaram uma nova variante do AutoCAD Malware que deixa vítimas vulneráveis ​​para novos ataques cibernéticos.
Pesquisadores de malware da Trend Micro encontraram um malware, de codinome “AutoCAD Malware ACM_SHENZ.A”. Não é primeira vez que um malware foi projetado especificamente para roubar projeto do AutoCAD, nos últimos anos, especialistas em segurança ESET detectaram um código malicioso chamado “ACAD/Medre.A”, especializado no roubo dos arquivos do AutoCAD. O vírus foi desenvolvido para roubar os projetos de empresas privadas, na sua maioria baseados no Peru. De acordo com a empresa de segurança ESET, o vírus foi capaz de localizar os arquivos do AutoCAD em máquinas infectadas e enviá-los, via e-mail, para as contas fornecidas por duas empresas de internet chinesas, 163.com e qq.com.

A escolha para roubar esse tipo específico de arquivo é motivada pela consideração de que o AutoCAD é um dos aplicativos mais utilizados para o projeto 2D e 3D auxiliado por computador (CAD) e é difundido nas principais indústrias .

Uma vez infectado o AutoCAD Malware cria uma conta administrativa e destrava as portas com o protocolo Server Message Block (SMB).

Veja matéria completa no site Security Affairs

E a pergunta que você deve estar fazendo agora mesmo é:

O que eu faço?

malware_tweaky

 

Aqui uma lista de ações positivas que o ajudarão a manter seus dados seguros:

Sempre mantenha seu Sistema Operacional atualizado: Eu sei, às vezes é irritante ter que parar o trabalho para reiniciar o sistema por causa das atualizações, mas não se engane, elas são realmente necessárias! Então relaxa, vá tomar um café ou ou suco, dê o tempo necessário para que o sistema faça o seu serviço e possa manter-se atualizado.

Anti-vírus é necessário? Dependendo do Sistema Operacional que você usa, sim, é necessário. O Windows 7 e o 8 já contam com o Microsoft Security Essentials, mas cuidado nunca é demais, então eu sugiro que instale um Anti-vírus.

Cuidado com anexos de emails e links duvidosos: Mesmo que sejam enviados por uma pessoa que você conheça, na dúvida não clique nem abra, entre em contato para saber se essa pessoa realmente enviou o email para você.

Tenha o mesmo cuidado ao navegar na internet: Atualmente temos esse problema no Facebook, as contas de amigos foram invadidas e postam nas time lines dos outros com links suspeitos. Não clique! Se você clicar sua conta será invadida, e começarão aparecer posts seus marcando seus amigos, é um “círculo vicioso” que propaga a infestação desse tipo de vírus.

E no AutoCAD?

Os vírus podem vir embutidos em arquivos Lisp (lsp, fas, exe).

A partir da versão 2014, a Autodesk tomou medidas preventivas e adicionou uma ferramenta que pergunta ao usuário se ele realmente deseja carregar a rotina.

Eu falei sobre essa ferramenta no Tutorial de Áreas – Parte 03, que foi enviado para os membros da minha Comunidade AutoCAD para Todos. Quer receber esse e outros tutoriais?

Clique aqui e cadastre-se gratuitamente!

Ainda não sabe o que é a Comunidade AutoCAD para Todos? Leia esse Post!

Deixe uma resposta