Paraplégico dará o pontapé inicial na Copa 2014!

Oi pessoal!

Quero compartilhar com vocês essa notícia que achei o máximo!

O Cientista Brasileiro Miguel Nicolelis está a frente de um projeto de um exoesqueleto que possibilita que uma pessoa paraplégica possa andar! Fantástico não é mesmo?!!!

Exoesqueleto

Eu procurei alguns links com mais detalhes e vídeos sobre esse Projeto para passar para vocês, então vamos lá:

O momento mais importante da Copa 2014

“Um brasileiro especial entrará em campo no Itaquerão em São Paulo, no próximo dia 12 de junho, equipado com esse exoesqueleto comandado por seu cérebro e vai dar o chute inicial. Detalhe: essa pessoa é paraplégica e estará andando!

Esse engenho construído com metais leves e alimentado por um sistema hidráulico e muita eletrônica digital poderá, um dia, tornar obsoletas as cadeiras de rodas.

O brasileiro Miguel Nicolelis lidera uma equipe de diversas universidades em vários países nesse projeto para construir uma “roupa” para pessoas paraplégicas.

“Todas as inovações que estamos reunindo para este exoesqueleto tem em mente o objetivo de transformá-lo em algo que possa ser usado por pacientes que sofrem de uma variedade de doenças e lesões que causam paralisia”, disse Nicolelis ao jornal inglês The Guardian.

Um grupo de oito brasileiros paraplégicos, entre 20 e 40 anos, estão sendo treinados para usar o exoesqueleto. Três deles participam da cerimônia de abertura, e um ou uma vai andar em campo e dar o pontapé inicial.

Os mecanismos estarão ligados a uma espécie de touca na cabeça, feita com eletrodos que captam as ondas cerebrais do usuário. Esses sinais são interpretados por processadores digitais ligados ao exoesqueleto e os transformam em movimentos físicos. É pensar e pronto, as pernas se movem.

Para um universo de milhões de paraplégicos no mundo, essa perspectiva de poder um dia voltar a andar de forma autônoma é promissora.”


Isso me deixa orgulhosa e feliz!

Aproveita e curta a página do Miguel Nicolelis pra saber mais detalhes!

WalkAgain

Deixe uma resposta