Como participar de Fóruns e Grupos

Olá pessoal!

Neste post eu, Luciana Klein, e Assis Haubert queremos dar algumas dicas que consideramos primordiais e que são relacionadas às participações em Fóruns e Grupos.

Grupos e Fóruns

Alguns de vocês já devem ter lido ou escutado o termo “Netiqueta”, e para os que ainda não conhecem… do que se trata?

A Netiqueta é um conjunto de normas que visam o bom relacionamento via internet.

Então vamos lá, vamos mostrar as regras que consideramos mais importantes e por que seguí-las:

1 – Não usar caixa alta.

Exemplo: AGORA ESTOU USANDO CAIXA ALTA, OU CAPS LOCK ATIVADA NO TECLADO.

Motivo: Usar caixa alta significa que você está “gritando” e não “falando”.

Concorda que você não gostaria de ser respondido com “gritos” não é mesmo?

Então, se você usa caixa alta para escrever, seja em fóruns, blogs, sites, comentários em posts, etc… não use mais, a menos que você realmente queira que as pessoas que leiam saibam que seu objetivo é “gritar” o que estiver escrito.

Uma ou mais palavras podem ser escritas em caixa alta, quando o propósito for chamar a atenção para tal. Um exemplo é escrever os nomes dos comandos do AutoCAD em uma explicação:
” No comando LINE, …”

2 – Siga as regras.

Se você está entrando em um grupo de discussão ou fórum, seja qual for o tema: Leia as regras, mas não somente leia, siga as regras.

Nós somos fundadores e moderadores de vários grupos e fóruns.

Nos que foram criados por nós existem regras e quem não segue, é banido ou leva um “puxão de orelha”, depende do grau de infração.

Seguir regras é o que faz com que o grupo ou fórum tenha harmonia em seu ambiente e evite discussões desnecessárias ou tenha posts ou tópicos que não se adequam ao objetivo.

E sim, já fazemos esse trabalho voluntário há mais de 15 anos, então podemos dizer que conhecemos um pouquinho do que estamos “falando”.

E, caso você não concorde com as regras, o grupo é livre para você entrar, assim como é livre para você sair.

Um dos tipos de mensagens que consideramos abusiva é entrar em um grupo somente para fazer propaganda de um produto ou página ou mesmo de outros grupos. Eu bano mesmo, sem dó nem piedade. O membro acaba de entrar, não se preocupa em tentar ajudar em nenhum post e já vai postando propaganda…

Nos nossos grupos e fóruns, quem faz isso, faz apenas uma vez, o post é excluído e o membro é banido.

Ok, tem (outros) grupos que aceitam isso “na boa”.

3 – Seja paciente.

A menos que você faça parte de um grupo VIP (que pague para ser atendido), tenha paciência e aguarde uma resposta ao seu problema ou dúvida.

Lembre-se de que grupos e fóruns gratuitos são gratuitos apenas para quem precisa de uma resposta, pois as pessoas que tentam ajudar respondendo, fazem isso por que querem e não por que existe uma obrigação em fazer, o trabalho é voluntário e não existe nenhuma compensação financeira como retorno para essas pessoas que, várias vezes, param seus trabalhos para ajudar outras pessoas (ou seja: Você).

Se você postou um problema e ainda não teve resposta, não poste novamente, é mais simples procurar o seu próprio post e fazer um comentário solicitando que alguém ajude, ou simplesmente digite “up”, que significa: “ir pra cima”.

E, se mesmo assim, nenhuma ajuda foi postada, pode ser por alguns motivos:

a) Seu problema é relativamente “novo” e ninguém (além de você) já passou por isso, então provavelmente vai demorar um pouco para que outros membros descubram como ajudar.

b) Seu problema é tão complexo que o ideal seria uma consultoria, sim: Consultoria, que quer dizer: você deverá procurar um profissional e pedir um orçamento, e sim: você terá que pagar para ele ajudar você.

c) Ninguém entendeu o que você precisa: significa que você não foi claro o suficiente para que as outras pessoas entendam qual o seu problema/dúvida. O melhor a fazer é editar seu post, ou comentando no próprio post, dando mais detalhes sobre o problema. Não tenha medo de postar imagens, as imagens ajudam muito na grande maioria das dúvidas, seja para fazer uma pergunta e mostrar o problema, seja para responder a outra pergunta, mostrando uma possível solução.

Mas por favor, não poste imagens tão pequenas que sejam impossíveis de ver. Imagens pequenas são praticamente ilegíveis, e tanto faz ter ou não a imagem… já que não será possível visualizar corretamente.

Preferencialmente salve como *.jpg para então fazer o upload.

Quanto às imagens e arquivos:

Em vários grupos, especialmente nos do facebook e yahoo, você pode upar a imagem/arquivo diretamente no seu post.

Em outros casos, como no fórum do nosso site, você precisa upar a imagem em um site que permita compartilhamento, e colocar o link público para que as pessoas possam ver e, quando necessário, fazer download do arquivo ou imagem.

Exemplos de sites que permitem compartilhamento:

  • A360
  • 4Shared
  • Dropbox
  • Mediafire
  • Google drive

Existe uma infinidade de sites que permitem isso, listamos apenas alguns dos mais utilizados pelos membros e por nós.

4 – Procure antes de postar.

Ao entrar em um grupo/fórum não poste sua dúvida na hora, geralmente existem ferramentas de busca e você pode procurar por termos que coincidam com seu problema/dúvida.

Para fazer uma busca veja se encontra um botão ou link escrito “Search“, “Pesquisa“, “Procurar” ou “Busca“.

Na grande maioria das vezes a sua dúvida já foi respondida, não apenas uma vez, mas várias vezes…

Ahh… lembrando que você também pode usar o Google para procurar respostas ao seu problema.

5 – Respeite os membros.

Seja cordial, agradeça quando responderem sua dúvida.

Na internet não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará em algo proveitoso para todos.

O melhor caminho é ignorar.

Se a questão realmente te incomoda, fale com um moderador/administrador do grupo/fórum em privado e deixe que ele (ou ela) tome as providências que achar corretas.

6 – Usar pontuação e procurar escrever corretamente.

Textos longos, sem pontuação… tudo “junto e misturado”… se você postou algo do tipo, esqueça: dificilmente alguém terá paciência para tentar ler e entender o que você escreveu.

Seja objetivo e, se tiver dúvidas quanto à forma correta de escrever certas palavras, o Google está aí pra te ajudar, use e abuse, é de graça.

7 – Não faça plágio.

Ou seja: não copie o trabalho/resposta de outra pessoa e poste como sendo de sua autoria. Além de ser feio, é crime.

Sempre cite as fontes que você usou, quando o texto/arquivo não for de sua autoria.

E, finalmente, aqui estão os links dos nossos Grupos, Fóruns e Listas que você pode fazer parte gratuitamente:

Site CADKlein

Grupo CADKlein no Facebook

Grupo CADKlein no Yahoo

Fórum da Autodesk

 

Uma ideia sobre “Como participar de Fóruns e Grupos

  1. Pingback: Como participar de Fóruns e Grupos | FDS - CAD | BIM

Deixe uma resposta