Como criar o Workspace Classic no AutoCAD 2016 | by Luciana Klein

Olá pessoal!

No post sobre meu artigo em Inglês como Destaque Expert Elite de Fevereiro no Blog AutodeskHelp, eu prometi que postaria aqui no Blog CADKlein o artigo traduzido.

Eu postei o artigo em Português na Comunidade de Usuários Autodesk Brasil.

Conforme prometido, aqui está o meu artigo:

1Por-EEhighlight-blog-LucianaKlein-Feb-160212

Como criar o Workspace Classic no AutoCAD 2016 | by Luciana Klein

Estamos orgulhosos de apresentar Luciana Klein como nossa primeira autora convidada da série Expert Elite Highlight 2016. Esta reconhecida brasileira mostra instruções passo-a-passo sobre como configurar o Workspace Classic no AutoCAD 2016. Também confira a história de Luciana e saiba sua trajetória para se tornar uma especialista em AutoCAD.

1Por-EEhighlight-blog-LucianaKlein-InsideImg-160212

Onde está o Workspace Classic no AutoCAD 2016?

Essa é uma das perguntas mais feitas em Fóruns e Grupos.

Desde a versão 2015 do AutoCAD, o Workspace Classic não integra mais o produto, mas você pode criar o seu Workspace Classicfacilmente, pois as Toolbars ainda existem.

001

Eu sei, a tendência é que o Workspace Classic deixe de ser usado, mas ainda existem muitos profissionais que não conseguem se adaptar às Ribbons. Eu amo as Ribbons, e quero sugerir que você não desista, pois seu trabalho com certeza será muito mais produtivo!

No entanto, meu trabalho é fornecer soluções (na medida do possível) e eu não poderia deixar de contar como criar o seu Workspace Classic!

Nós temos duas formas de ter o Workspace Classic novamente no AutoCAD 2015 ou 2016.

Neste artigo mostrarei uma delas.

Abra o AutoCAD, digite CUI e pressione a tecla <Enter>.

A caixa de diálogo Customize User Interface será aberta. Selecione a Categoria Workspaces, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção New Workspace:

002

Digite o nome para o seu novo Workspace:

003

Agora nós vamos definir o que contém esse Workspace.

Clique no botão Customize Workspace:

004

É nessa hora que a “mágica” acontece!

Você deverá clicar nas Toolbars que deseja ativar no seu Workspace Classic, então clique no sinal de + ao lado da Categoria Toolbars e marque as que você deseja ativar:

005

Note que as Toolbars marcadas na janela da esquerda, são mostradas na janela da direita, por exemplo a Toolbar Draw indicada na imagem acima.

Lembre-se de marcar a Quick Access Toolbar, os Menus e o Menu Express, para que você tenha o seu Workspace Classic completo:

006

Para finalizar, basta clicar no botão Done, depois em Apply e finalmente em OK:

007

Veja que o novo Workspace criado já aparece na lista de Workspaces:

008

Selecione o seu novo Workspace Classic, a sua tela do AutoCAD 2016 será mostrada desta forma:

009

Um pouco bagunçada não é mesmo? E onde estão os Menus? O que essa Ribbon vazia está fazendo na minha tela?

Calma! Vamos arrumar isso!

Antes de tudo, precisamos definir que o AutoCAD salve as alterações feitas no Workspace, senão quando você abrir o AutoCAD novamente ou escolher outro Workspace, você terá que reorganizar tudo novamente! E você não precisa disso, afinal: o tempo é precioso!

Então, acesse Workspace Settings:

013

E marque a opção Automatically save workspace changes e clique no botão OK:

014

Se você não quer as Ribbons (lembre-se de que não selecionamos nenhuma Tab ou Painel da Categoria Ribbons enquanto estávamos criando o novo Workspace), basta solicitar o comando RIBBONCLOSE e pronto! Elas já não são mostradas na tela:

010

E os Menus?

Acesse a seta ao final da Quick Access Toolbar e escolha a opção Show Menu Bar:

011

Arraste as Toolbars para organizar a localização delas na sua tela:

012

Mas ainda não acabamos!

Quem usa Toolbars sabe que às vezes, quando clicamos em um ícone, sem querer “movemos” a Toolbar de lugar. Para que isso não aconteça mais, podemos “bloquear” a localização dos elementos da interface.

Localize o ícone Lock User Interface no final da Status Bar:

015

Marque a opção Docked Toolbars/Panels:

016

E pronto! Agora as Toolbars estão “bloqueadas” na localização que você definiu!

Como saber se as Toolbars estão “bloqueadas”?

Note se é mostrada uma barra cinza no começo de cada Toolbar.

Na imagem abaixo a barra cinza é mostrada, isso quer dizer que você pode “mover” as Toolbars de lugar na sua tela:

017

Na imagem abaixo a barra cinza não é mostrada, isso quer dizer que você não pode “mover” as Toolbars de lugar na sua tela:

018

Quanto à outra forma de ter o Workspace Classic de volta na versão 2015 e/ou 2016, veja esse vídeo (em Português):

E aqui um pouco da minha história pra vocês:

Sobre Luciana Klein

LUEXPERTELITE

Minha história com o AutoCAD começou em 1997 e foi por causa do meu filho que eu resolvi aprender AutoCAD.

Explico: naquele ano, após o nascimento do meu filho, meu pai faleceu, eu era mãe solteira e provedora da casa. Na época eu trabalhava em uma Contabilidade e precisava ganhar mais, quando soube de um concurso pra trabalhar na Prefeitura Municipal da cidade, mas era exigido AutoCAD. Eu precisava passar naquele concurso!

Com a ajuda de amigos, inclusive pra pagar o curso de AutoCAD R13, estudei muito pro concurso. Eu não tinha computador, então eu ficava imaginando a tela do programa e a sequência dos comandos na minha cabeça. Ganhei um Livro de um amigo e esse foi meu Livro de Cabeceira por meses: AutoCAD R13 do George Omura. Dois meses depois de iniciar o curso de AutoCAD, eu fiz o concurso e passei em primeiro lugar em todas as provas, inclusive na prova de AutoCAD. Comecei a trabalhar no departamento de urbanização e cadastro e tive muito apoio dos colegas e chefes. Em 1998, indicada pela minha chefe, comecei a dar aulas particulares e em empresas, não demorou muito e eu já trabalhava em outras duas escolas de informática dando cursos de AutoCAD, além dos alunos particulares e meu emprego formal na Prefeitura.

Naquela época não se falava muito em Gerente de CAD, ou Suporte de CAD, mas essencialmente era o que eu fazia além do meu trabalho como desenhista cadastral, eu ajudava os colegas em suas dúvidas com o programa e desenvolvia pequenas rotinas em LISP pra facilitar o trabalho da equipe.

Em 1999 a Autodesk realizou o Planet Autodesk em São Paulo, foi onde assisti uma palestra da Lynn Allen pela primeira vez e ouso dizer que sou a fã número 1 dela no Brasil. Desde aquele ano, estive presente em todos os eventos da Autodesk no Brasil.

Em 2001 fundei meu site CADKlein, atualmente é um dos Portais de CAD mais acessados no Brasil. Meu objetivo é compartilhar tutoriais e ajudar os membros em suas dúvidas através do fórum. O Site CADKlein tem mais de 29 mil membros.

Em Abril/2006 criei o Blog CADKlein no Blogspot, mas em 2012 criamos o Blog CADKlein oficial e desde então tenho usado para postar tutoriais, vídeos e notícias relacionadas à nossa área.

Em 2003 entrei para a equipe de Beta Teste da Autodesk.

Em 2006 publiquei meu primeiro Livro, desde então tenho 8 Livros sobre AutoCAD publicados em português e continuo trabalhando em mais Livros.

Em 2007 comecei a postar Vídeos no meu Canal do Youtube.

Em 2008 a Comunidade de Usuários da Autodesk Brasil foi lançada e eu fui uma das primeiras Colaboradoras e continuo fazendo parte da Comunidade.

Participei de vários Autodesk University em Las Vegas e no Brasil. Fui palestrante em vários AU Virtual em Português, inclusive fui a melhor palestrante do AU Virtual 2011 com minha palestra sobre Parametrização no AutoCAD 2012

Fui palestrante nos eventos AU Brasil de 2011 a 2014.

Em 2013 fui convidada para ser Autodesk Expert Elite.

Em 2015 dei minha palestra em Inglês no AU Las Vegas.

Sou formada em Desenho Industrial desde 1992. Fui instrutora de AutoCAD e Desenho Técnico para cursos Técnicos no SENAI em Guarapuava/PR e Caçador/SC por vários anos.

Atualmente moro em Brasília/DF e trabalho em casa. O que eu faço?

Escrevo Livros, Ebooks, gravo vídeos, posto no Blog, respondo perguntas em grupos e fóruns, atendo meus alunos do Curso Online e claro: vendo meus Livros e outros produtos na minha Loja Online.

Às vezes também viajo para dar treinamentos personalizados em empresas e palestrar em Eventos pelo Brasil.

 

Muito obrigado Luciana por estas maravilhosas instruções passo-a-passo sobre como configurar o Workspace Classic no AutoCAD 2016, e também pela incrível história de como você chegou onde está hoje. É uma história inspiradora e sabemos que irá inspirar ainda mais pessoas que a lerem.

Se você gostaria de ler este artigo em Inglês, por favor clique NESTE LINK.

Por favor inscreva-se em nosso Blog AutodeskHelp para aprender sobre dicas de produtos e truques úteis como este.
Confira também o blog AutoCAD para dicas valiosas como os comandos clássicos do AutoCAD.

 

Uma ideia sobre “Como criar o Workspace Classic no AutoCAD 2016 | by Luciana Klein

  1. Pingback: Meu artigo no Expert Elite Highlight series do AutodeskHelp | Blog CADKlein

Deixe uma resposta